Talks
2021
ALVES, N. da C. Aprendendo a criar jogos interdisciplinares na Educação Básica. Minicurso no IV SIGATEC – Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação, e Tecnologias na Educação, online, 2021. video
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Importância do Ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica. Apresentação na roda de conversas sobre Desenvolvimento e Avaliação de Plataformas, Aplicativos e Jogos para uso em práticas de ensino no IV SIGATEC – Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação, e Tecnologias na Educação, online, 2021. vídeo. slides
ALVES, N. da C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Pedagogies: Performance-based assessment of active learning outcomes. CTE-STEM 2021 Fifth APSCE International Conference on Computational Thinking and STEM Education. National Institute of Education, Nanyang Technological University (Virtual Conference), 2021. vídeo.
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica. Apresentação no Painel Educação em rede – Inteligência Artificial no espaço de ensino-aprendizagem no IV Encontro Internacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa, online, 2021. vídeo. slides
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Como avaliar a aprendizagem no ensino de computação na Educação Básica? Palestra convidada no EduComp – Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, online, 2021. vídeo. slides
2020
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Por que e como ensinar computação na escola? Painel Porque implementar o Pensamento Computacional na Educação Básica? na Innovation Tech Knowledge, online, 2020.
ALVES, N. da C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; SOLECKI, I. da S.; HAUCK, J. C. R. Avaliação automatizada de algoritmos, programação e design visual com CodeMaster. Seminários em Ciência da Computação, UEFS, online, 2020. vídeo
2013
LACERDA, T. C.; NUNES, J. V.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares. Encontro da Qualidade e Produtividade em Software – EQPS, Salvador/Brazil, 2013. slides
GRESSE VON WANGENHEIM, C. GQS – Grupo de Qualidade de Software. SECCOM/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2013. slides
NUNES, V. R. Compreendendo os benefícios das práticas ágeis com o jogo Scrum Master Make Your Decision. SECCOM/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2013. slides
NUNES, J. V. Elaboração e validação de um checklist para avaliação de usabilidade de aplicativos para celular touchscreen. SECCOM/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2013. slides
BARBALHO, R. Customizando Software Process Maturity Models para o cenário da convergência digital. SECCOM/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2013. slides
2012
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Jogos Manuais para Ensinar Gerência de Projetos. 1ª Simpósio de Pesquisas em Games na UFSC (SPG), UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012. slides
SAVI, R.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; ULBRICHT, V. R. Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. 1ª Simpósio de Pesquisas em Games na UFSC (SPG), UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012.
BONETTI, T. M., GRESSE VON WANGENHEIM, C. Repositório de Jogos Educacionais para Ensinar Gerência de Projetos. 1ª Simpósio de Pesquisas em Games na UFSC (SPG), UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012.
WANGENHEIM, A. v.; FREITAS, L. F.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; BATTISTELLA, P. E. Aplicando um Jogo para Ensino de Agoritmo de Ordenação heapsort em Sala de Aula. 1ª Simpósio de Pesquisas em Games na UFSC (SPG), UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012.
BATTISTELLA, P. Ensinar com Jogos. 15ª Semana de Cursos e Palestras da Computação (SECCOM), INE/CTC/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012. slides
NUNES, J. V.; LACERDA, T. C. Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares. 15ª Semana de Cursos e Palestras da Computação (SECCOM), INE/CTC/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012. slides
GRESSE VON WANGENHEIM, C.; , GONÇALVES, R. Q. C.; PEREIRA, A. M. Gerência de Projetos de Software para Micro e Pequenas Empresas alinhado ao PMBOK e CMMI com dotProject. 15ª Semana de Cursos e Palestras da Computação (SECCOM), INE/CTC/UFSC, Florianópolis/Brazil, 2012. slides
PEREIRA, A. M.; GONÇALVES, R. Q. C. Gerência de Projetos de Software para Micro e Pequenas Empresas Alinhado ao PMBOK e CMMI. EQPS – Encontro de Qualidade e Produtividade de Software, Florianópolis, 2012. slides
LACERDA, T. C. Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares. EQPS – Encontro de Qualidade e Produtividade de Software, Florianópolis, 2012. slides
BONETTI, T. M. Customização e Avaliação de um Repositório de Jogos Educacionais para o Ensino de Engenharia de Software. EQPS – Encontro de Qualidade e Produtividade de Software, Florianópolis, 2012. slides
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Como Ensinar com Jogos?
CQ – XIII Curso de Qualidade no XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Curitiba, 2012.
slides vídeo reproduzindo a palestra (youtube)
2009
GRESSE VON WANGENHEIM, C. Melhoria de Processo de Software.
SECCOM/UFSC, 2009. slides